_MG_5487

Oficina do Conto “Quantas pessoas tem Pessoa”

A partir da obra poética de Fernando Pessoa e seus heterónimos

 

Nesta oficina direcionada para os alunos do 1ºciclo, partimos à descoberta de Fernando Pessoa, e dos seus heterónimos. Quem foi Fernando Pessoa? E o que tinha ele de tão especial que o tornou tão importante, enquanto autor na literatura Portuguesa? O que são heterónimos? É possível ter muitas pessoas dentro de uma só pessoa?

A partir destas questões a actriz brinca no universo Pessoano dando a conhecer os três heterónimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos e também a sua amada Ofélia, através dos fantoches que personificam cada uma das personagens. As diferenças entre cada um salta à vista através da caracterização das suas roupas, posturas e forma de falar. As crianças são convidadas a colocar questões a estas personagens, e as respostas dão se em tom de poesia.

No final as crianças e jovens são convidadas a discutir o que ali viram  e a desenvolver um jogo de identidade, onde a razão e a emoção são variáveis da mesma equação. Posso só sentir? Em que me torno? Posso apenas racionalizar as emoções? E se sou apenas o que vejo? Ou o que oiço? De quantas cores pode uma pessoa se vestir?

O ser múltiplo é o ser total, podemos ser múltiplos?

Criação, interpretação : Inês Fouto